Duas mãos com post-its colados nas pontas dos dedos. Mão esquerda segurando uma caneta.

Comparando Profilable e Squarespace para profissionais sem experiência em programação criarem seu site

Publicado em 28/10/2021 por Equipe Profilable

Conforme você constrói sua carreira, fica cada vez mais necessário ter e executar uma estratégia de marketing.

Se você está na jornada corporativa, uma abordagem de personal branding e uma prática constante de networking pode ser a diferença entre estagnar em uma posição ou ter acesso a oportunidades de crescimento.

Se você está empreendendo, ter uma estratégia de marketing digital e um posicionamento na web efetivo é fundamental para conquistar clientes, construir autoridade e ser reconhecido como referência em sua área de atuação.

Apesar de fundamental, não há uma única receita de marketing que funcione sempre.

Mas como você já deve ter desconfiado, existe um elemento presente em praticamente todas as abordagens de marketing digital desde o início da internet: sites profissionais.

Para você que está procurando quais ferramentas usar para criar um site sem precisar programar ou tomar decisões técnicas, comparamos duas plataformas que podem ajudar você.

Profilable

O Profilable é a plataforma mais nova das duas selecionadas.

É uma startup brasileira fundada pelo designer Bruno Rigolino e pelo cientista da computação David Pedoneze. Juntos eles já desenvolveram dezenas de projetos e receberam um dos maiores prêmios de design do mundo.

Em 2021, ao estudarem o mercado brasileiro, perceberam que 83%* das empresas do país têm até 9 pessoas ocupadas, e dessas apenas 38%** possuem um site próprio.

Eles concluíram que faltam ferramentas para permitir que pequenas empresas e profissionais criem um site próprio. Para resolver esse problema, decidiram criar o Profilable dando atenção a 5 pontos:

  • Oferecer uma plataforma integrada, de baixo custo e alto valor agregado;
  • Construir uma ferramenta de criação de sites fácil de aprender e usar;
  • Permitir a criação de sites profissionais sem conhecimento técnico;
  • Ter suporte técnico em português, 100% humano e sem robôs;
  • Gerar sites com código limpo para ter alta performance.

O Profilable é a ferramenta de criação de sites para você criar um site profissional para sua carreira ou para o seu negócio.

No lugar de centenas de ferramentas e possibilidades de layout complicadas de usar, a plataforma oferece ferramentas fáceis que permitem personalizar tudo o que importa, tornando a criação e a manutenção do site mais simples e prazerosa.

Funcionalidades como botão de WhatsApp integrado, monitoramento de visitas e indicadores (Analytics) e SEO (Search Engine Optimization) estão disponíveis para todos os sites e sem nenhuma configuração adicional.

Outro diferencial do Profilable é o gerador automático de layout para dispositivos móveis.

Essa funcionalidade permite que você se concentre em criar o layout para desktop e a própria plataforma gera automaticamente o layout otimizado para dispositivos móveis. Isso evita erros e permite a você criar o site mais rápido.

O Profilable tem apenas um plano que inclui todas as funcionalidades da plataforma e a hospedagem do seu site em uma infraestrutura de alta performance na Amazon AWS.

Além disso, o plano único do Profilable inclui funcionalidades avançadas como uso de certificados SSL para tornar o site mais seguro e CDN para deixar o site ainda mais rápido para os seus clientes, mesmo acessando de dispositivos móveis.

Squarespace

O Squarespace é um dos líderes de mercado na criação de sites e lojas virtuais. É uma startup americana fundada em 2003.

O foco do Squarespace é oferecer vários templates personalizáveis que permitem criar sites para os mais diversos segmentos e necessidades. A lista de funcionalidades é gigante e inclui até a possibilidade de customizar o código do site. No entanto, ter muitas funcionalidades torna a plataforma mais difícil e demorada de dominar.

Um diferencial interessante do Squarespace é o design.

Os templates são bonitos e relativamente fáceis de personalizar. Outro diferencial é a possibilidade de criar um blog associado ao seu site.

Além da possibilidade de criar sites profissionais, o Squarespace permite que você venda produtos em seu site, transformando-o em uma loja virtual completa.

Os planos com a possibilidade de vender produtos são mais caros e configurar uma loja online é mais complicado que criar um site. Mas se você tem livros, manuais ou produtos físicos que gostaria de vender, pode ser uma boa opção.

Assim como o Profilable, o Squarespace é uma plataforma integrada: você cria e hospeda o site no mesmo lugar pagando um plano anual ou mensal.

Um ponto a ser considerado é que os preços dos planos do Squarespace estão em dólar, o que pode fazer uma grande diferença no custo de manutenção do seu site.


Independente da ferramenta que você escolher, o importante é você criar uma primeira versão do seu site.

Isso permite a você organizar seus conteúdos, aprender o que funciona melhor para sua audiência e objetivos e principalmente, ter um espaço próprio para construir uma presença digital que você merece e possa se orgulhar.

Referências:

* IBGE. Estatísticas do cadastro central de empresas : 2018. Rio de Janeiro, IBGE, 2020.

** https://www.abranet.org.br/Noticias/Menos-de-40%25-das-empresas-brasileiras-usam-a-Internet-para-negocios-2819.html