Duas mãos digitando sobre um teclado de notebook

3 conteúdos inteligentes que todo profissional poderia ter no seu site (e dificilmente caberiam em um currículo)

Publicado em 03/11/2021 por Equipe Profilable

Você talvez já tenha se perguntado: “Por que vou criar um site se já tenho um perfil no Linkedin?”

Apesar do Linkedin ser uma ótima ferramenta de marketing pessoal, ele tem limitações quando é comparado com um site profissional. Umas das limitações está no tipo de conteúdo que você pode vincular ao seu perfil. Na prática, seu perfil do Linkedin é um currículo.

Assim como seu perfil, currículos têm formatos padronizados.

Essa padronização é um instrumento eficiente para permitir recrutadores avaliarem e compararem centenas de candidatos para uma posição. Mas se você está procurando construir uma carreira e ter uma vantagem competitiva no seu marketing pessoal, você precisará de mais flexibilidade e fornecer informações que destaquem você.

É por isso que profissionais estão cada vez mais preocupados em registrar um domínio próprio e criar um site profissional.

Se você já se deu conta de que merece ter um site profissional, minha sugestão de primeiro passo é experimentar o Profilable, uma plataforma de criação de sites fácil e rápida de usar.

O próximo passo é alimentar o seu site com conteúdos interessantes que possam destacar você da maioria e lhe ajudar a ser encontrado como uma referência.

Por isso, separamos 3 ideias de conteúdos inteligentes que você adicionar ao seu site:

1. Perguntas frequentes

Conforme você adquire experiência e se especializa na sua área de atuação, você começa a perceber que as pessoas procuram você para tirar dúvidas sempre sobre os mesmos temas.

Por isso, a dica é fazer uma lista de cinco perguntas comuns que as pessoas sempre fazem a você sobre seu trabalho e respondê-las de forma didática e sintética.

Com isso você ganha duas coisas:

  • Quando as pessoas acessam seu site e encontram uma resposta para uma dúvida elas passam a ter você como referência;
  • Os buscadores como o Google priorizam sites com respostas às perguntas que as pessoas fazem, especialmente quando as perguntas são respondidas por alguém com autoridade na área em questão.

2. Comentários sobre livros, artigos e documentários

Faça uma lista dos melhores livros e artigos que você já leu relacionados a sua área de atuação.

Depois, faça um pequeno comentário em um ou dois parágrafos e deixe o link para que a pessoa possa saber mais sobre o livro ou artigo.

Esse hábito funciona em dois níveis:

  • Em um primeiro nível ele ajuda você a manter a disciplina de fazer a curadoria dos livros e artigos que você leu, organizando os melhores em uma lista com um pequeno comentário sobre o que lhe chamou mais atenção;
  • Em um segundo nível, esse tipo de conteúdo ajuda colegas e outras pessoas buscando informações em sua área para encontrar referências.

Além disso, pode ser uma forma útil e eficaz de criar uma imagem de autoridade sobre um tema quando você faz a curadoria de conteúdos relacionados a ele, guiando as pessoas que estão apenas começando a entendê-lo, como profissionais juniores ou clientes com formações em áreas diferentes.

3. Depoimentos de colegas de trabalho e clientes

A propaganda mais fácil de acreditar é aquela feita por pessoas próximas que você confia.

Segundo uma pesquisa da Nielsen, 83% das pessoas confiam completamente em recomendações de amigos e familiares. Por isso, ter uma seção no seu site, destacando depoimentos de pessoas que trabalharam com você pode ser uma ótima forma de conquistar novas oportunidades.

Para construir sua seção de depoimentos você pode seguir essas 5 dicas:

  • Faça uma lista de pessoas com quem você trabalha ou trabalhou
  • Ordene as pessoas por aquelas com quem você tem mais proximidade
  • Comece pedindo às pessoas mais próximas explicando que você está fazendo um novo site profissional
  • Ofereça para fazer um depoimento para elas, especialmente se elas também tiverem um site
  • Lembre-se de oferecer para adicionar um link para o perfil ou site da pessoa no depoimento em seu site

Um exemplo de mensagem para solicitar um depoimento pode ser:

“Olá, Bruno. Tudo bem? Estou criando um site profissional para mim e quero colocar um depoimento de pessoas com quem trabalhei. Se você ficar confortável, você pode me enviar um depoimento sobre como foi trabalhar comigo no projeto do Profilable em 2021? Ah! Se você quiser, também posso escrever um depoimento para você; fique à vontade para sugerir a plataforma ou até algum outro projeto em que trabalhamos juntos. Obrigado!”