Uma mão feminina fazendo o número 2 com as mãos

2 plataformas para profissionais sem experiência em programação criarem seu site

Publicado em 10/11/2021 por Equipe Profilable

Quantas vezes você já pensou em ter um site e desistiu?

Provavelmente isso já aconteceu algumas vezes se você se preocupa com marketing digital e marca pessoal, mas não tem conhecimentos relacionados a webdesign.

A boa notícia é que você não é a única pessoa que sabe da importância de ter e executar uma estratégia de marketing digital e não tem facilidade com criação de sites. Para profissionais como você existem algumas ferramentas super úteis que podem lhe ajudar a criar um site em poucos minutos e sem tomar decisões técnicas.

Neste post, comparamos duas plataformas que podem ajudar você.

Profilable

O Profilable é a plataforma mais nova das duas selecionadas.

É uma startup brasileira fundada pelo designer Bruno Rigolino e pelo cientista da computação David Pedoneze. Juntos eles já desenvolveram dezenas de projetos e receberam um dos maiores prêmios de design do mundo.

Em 2021, ao estudarem o mercado brasileiro, perceberam que 83%* das empresas do país têm até 9 pessoas ocupadas, e dessas apenas 38%** possuem um site próprio.

Eles concluíram que faltam ferramentas para permitir que pequenas empresas e profissionais criem um site próprio. Para resolver esse problema, decidiram criar o Profilable dando atenção a 5 pontos:

  • Oferecer uma plataforma integrada, de baixo custo e alto valor agregado;
  • Construir uma ferramenta de criação de sites fácil de aprender e usar;
  • Permitir a criação de sites profissionais sem conhecimento técnico;
  • Ter suporte técnico em português, 100% humano e sem robôs;
  • Gerar sites com código limpo para ter alta performance.

O Profilable é a ferramenta de criação de sites para você criar um site profissional para sua carreira ou para o seu negócio.

No lugar de centenas de ferramentas e possibilidades de layout complicadas de usar, a plataforma oferece ferramentas fáceis que permitem personalizar tudo o que importa, tornando a criação e a manutenção do site mais simples e prazerosa.

Funcionalidades como botão de WhatsApp integrado, monitoramento de visitas e indicadores (Analytics) e SEO (Search Engine Optimization) estão disponíveis para todos os sites e sem nenhuma configuração adicional.

Outro diferencial do Profilable é o gerador automático de layout para dispositivos móveis.

Essa funcionalidade permite que você se concentre em criar o layout para desktop e a própria plataforma gera automaticamente o layout otimizado para dispositivos móveis. Isso evita erros e permite a você criar o site mais rápido.

O Profilable tem apenas um plano que inclui todas as funcionalidades da plataforma e a hospedagem do seu site em uma infraestrutura de alta performance na Amazon AWS.

Além disso, o plano único do Profilable inclui funcionalidades avançadas como uso de certificados SSL para tornar o site mais seguro e CDN para deixar o site ainda mais rápido para os seus clientes, mesmo acessando de dispositivos móveis.

Wix

O Wix é provavelmente umas das soluções de criação de sites mais populares.

Sua característica principal é a possibilidade de arrastar livremente os elementos de interface do site em um canvas. Ou seja, criar um site no Wix é parecido com montar uma apresentação no Power Point: simples para quem tem facilidade com design, difícil e demorado para quem não tem muita experiência e paciência com a criação de slides e páginas.

A vantagem da abordagem drag and drop do Wix é a flexibilidade.

É possível fazer praticamente qualquer layout e personalizar cada detalhe do site. No entanto, essa possibilidade de modificar tudo, pode tornar o processo mais demorado e acaba deixando algumas ferramentas mais difíceis de aprender e usar.

O Wix possui uma lista imensa de funcionalidades e opções de configuração e ajustes. Então dominar a plataforma também pode gastar um tempo maior para que você assista tutoriais e leia a documentação. Apesar da curva de aprendizagem, o Wix é uma plataforma consolidada e flexível.

O Wix também permite que você crie uma loja online e tenha um blog associado ao seu site, o que é mais trabalhoso e requer um plano mais avançado, mas pode ser útil se você tem produtos físicos para oferecer.

Um ponto de atenção com o Wix é em relação ao plano mais barato.

Apesar do Wix ter a opção de plano mais barata das duas opções comparadas aqui, esta opção mais barata pode exibir anúncios em seu site.

Nós acreditamos que sites profissionais devem ser livres de anúncios para que os visitantes fiquem confortáveis e para que seu nome e marca não sejam associados a de outras empresas.


Independente da ferramenta que você escolher, o importante é você criar uma primeira versão do seu site. Isso permite a você organizar seus conteúdos, aprender o que funciona melhor para sua audiência e objetivos e principalmente, ter um espaço próprio para construir a presença digital que você merece.